Selecção de Formas Irregulares

21

No tutorial anterior falamos da forma como se pode seleccionar objectos usando formas geométricas, sejam quadrados, rectângulos ou círculos. Neste vamos falar em formas  de seleccionarmos objectos irregulares. Chamo a atenção que estes métodos podem ser usados em conjunto com os anteriores, aliás em muitos casos serão.


  • Laço (Lasso Tool) e Polígono (Polygonal Lasso Tool)

Estas ferramentas, permitem-nos seleccionar formas irregulares. Usando a primeira, podemos “desenhar” livremente à volta do objecto que queremos seleccionar e ligarmos as 2 pontas do desenho para completar a selecção. Na segunda fazemos da mesma forma, com a excepção de que só é permito o uso de linhas rectas.

Exemplo

f1

Selecção com Lasso

f2

Selecção com Polígono

  • Lasso Magnético (Magnetic Lasso Tool)

f3

Até há pouco tempo esta era das melhores ferramentas que havia o Photoshop para seleccionar objectos irregulares, neste momento existe uma se não melhor, pelo menos diferente que consoante o cenário consegue melhores resultados ou não. Falo da ferramenta que se chama Quick Selection que será estudada no próximo tutorial.
Esta ferramenta baseia o seu modo de agir no contraste que existe entre o bordo do objecto e o resto, logo se não houver suficiente contraste, não é possível seleccionar com esta ferramenta. A precisão desta ferramenta pode ser controlada através de 3 opções existentes na barra de ferramentas no topo:

Tamanho(Width) – Nº de pixéis em cada lado que ajudam a determinar os limites do objecto

Contraste (Contrast) – A o valor que o pixel tem de ter em relação aos pixéis adjacentes para ser considerado limite do object.

Frequência (Frequence) – A distância entre pontos no fundo.

O símbolo da caneta que vemos na imagem é para ajustar a pressão, se estivermos a trabalhar com uma mesa digitalizadora.

Nota: Para fechar uma selecção usando uma destas ferramentas, basta fazer duplo click, no entanto , de onde estiver posicionado o ponteiro do rato até ao fechar da selecção é feita uma linha recta.